terça-feira, 25 de outubro de 2011

Limpador de Língua

Os raspadores de língua, ou limpadores linguais, são equipamentos auxiliares na remoção mecânica da saburra. Os limpadores removem as bactérias residentes na superfície da língua.



Existem diversos modelos e cores. Não existe um que seja de escolha unânime. Entretanto, o ideal é que o modelo escolhido atenda às seguintes premissas:
* que a borda removedora de saburra não seja amolada para não machucar a língua;
* que tenha uma boa adequação de uso para o dia-a-dia.



O raspador de língua funciona no sentido de trás para frente, ou seja, coloque a língua pra fora o máximo possível e arraste o raspador do fundo da boca até a ponta da língua. Faça isso repetidas vezes, lavando o raspador em água corrente.
O que você estará raspando é a chamada saburra lingual que consiste em restos de células mortas e microorganismos que podem causar doenças bucais.

Se você não tiver o raspador de língua utilize a sua própria escova dental para limpar a língua, fazendo o movimento de vai e vem, embora o raspador de língua como o próprio nome diz, seja mais apropriado.

A limpeza da língua pode ser feita com a escova dental da seguinte forma:
  1. coloque a língua para fora o máximo que puder (tente visualizar áreas esbranquiçadas, que são os resíduos)
  2. coloque a escova na parte mais posterior possível da língua (sobre as áreas esbranquiçadas) , pressione a escova contra a língua e puxe-a vagarosamente para frente.
  3. repita esta operação até todos os detritos terem sido removidos e depois enxágüe a boca. Esta operação pode ser feita durante a escovação dos dentes.

Este procedimento pode ser difícil para pessoas que tem reflexo de restrição, ou seja, sentem náusea quando um objeto é colocado na língua; no entanto a pessoa acostuma-se com o tempo.

Repetindo a escovação da língua todos os dias, teremos uma boca mais limpa, saudável e um hálito mais puro.

As escovas que vem com limpador de língua não são tão eficazes quanto o próprio limpador!!!!!!

Qualquer dúvida consulte o seu cirurgião dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário