Queilite actínica é a combinação de sol em excesso e lábios desprotegidos!
Ocorre uma alteração nos lábios, em decorrência da exposição crônica aos raios solares ultravioleta. É comum em indivíduos de pele clara, geralmente com idade acima dos 40 anos, que tem atividades de lazer ou trabalho ao ar livre, geralmente acometendo em grande número agricultores, principalmente na região sul do país. Seu curso clínico é muito lento, e muitas vezes as pessoas nem se dão conta de seu aparecimento. O menor fator de prevalência entre os negros dá-se em conta de que possuem mais melanina, e acredita-se que a mesma age como uma espécie de protetor, e a menor frequência em mulheres é pelo fato do uso de batom.
Como prevenir?
Muitas vezes quando vamos á praia, à piscina, passamos protetor solar no corpo, usamos óculos escuros, porém esquecemos de nossos lábios. Assim como toda a pele de nosso corpo, devemos passar protetor também nos lábios, e outra forma importante de proteção é um chapéu de aba grande, este bastante recomendado aos agricultores, pois eles relatam a dificuldade de adquirir e usar o protetor labial, porém hoje são inúmeras as marcas e modelos de protetores labiais, e em qualquer farmácia ou loja do genero se encontra. e são todos de fácil aplicação, sem maiores dificuldades.
Como são essas lesões?
Inicialmente, a superfície do lábio ficará lisa, com áreas esbranquiçadas, por vezes ulceradas. Se não tratada a lesão vai evoluindo, formando áreas mais espessas e esbranquiçadas. Se mesmo assim o paciente continuar a se expor cronicamente aos raios solares, surgirão ulcerações podendo durar por meses. Um sinal clinico clássicó é a perda da vizualização do limite entre o vermelhão e a porção cutânea do lábio. Quando os bordos das ulceras apresentam-se endurecidos pode ser um sinal de transformação maligna da lesão.
Qual é o tratamento?
O tratamento será dado pelo cirurgião dentista, qualquer alteração ou dúvida procure o seu dentista, ele vai analisar o caso e estipular o tratamento ideal para o seu caso. Em casos iniciais o paciente é aconselhado a largar os hábitos que o levam à exposição aos raios solares, e se for a sua profissão, deve se proteger de maneira correta e muitas vezes fazer o uso de pomadas e cremes para acalmar essas queimaduras e hidratar esta pele. Em casos mais "adiantados" da lesão pode-se realizar até uma cirurgia para a remoção da lesão, e sempre lembrando este paciente a se expor o menos possível ao sol e sempre se proteger.
QUANTO MAIS PRECOCE ESSAS LESÕES FOREM TRATADAS, MELHOR SERÁ A CHANCE DE SUCESSO NO TRATAMENTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário