Quando um dente dói, é sinal de que algo não está bem. Às vezes, pode ser um problema de fácil solução, como uma pequena cárie ou um leve trauma. Outras vezes, pode ser algo que inspire maiores cuidados, como uma polpa inflamada ou um abscesso. Quem está apto a responder com exatidão qual o problema e aliviá-lo é o seu dentista.
Sensibilidade momentânea ao calor ou frio:
* Caso o desconforto à comidas quentes ou frias seja apenas momentâneo, não há com o que se preocupar. O problema pode ser causado por uma restauração insatisfatória ou uma pequena recessão gengival expondo uma porção da raiz do dente. Tente usar cremes dentais especialmente formulados para dentes sensíveis, escovando os dentes em movimentos de baixo para cima e vice-versa. Caso o problema persista, procure um dentista.
Sensibilidade ao frio ou calor após um tratamento odontológico:
* Um tratamento dental pode deixar a polpa ligeiramente sensível, causando desconforto por alguns dias. Espere por até 6 semanas. Se a dor continuar ou piorar, procure seu dentista.
Dor aguda quando morde:
* Há várias causas para este problema: cárie, restauração insatisfatória ou uma rachadura no dente. Pode haver dano à polpa. Vá ao dentista para uma avaliação. Caso o problema seja no tecido pulpar, seu dentista pode enviá-lo a um endodontista para um tratamento de canal.
Dor contínua após ingestão de alimentos quentes ou frios:
* Isto indica lesão pulpar por cárie severa ou trauma físico. Vá a um endodontista para efetuar tratamento de canal.
Dor constante e severa, gengivas inflamadas e sensibilidade ao toque:
* Pode ter havido a formação de um abscesso, ocasionando a infecção do osso ao redor do dente em questão. Vá a um endodontista para efetuar tratamento de canal. Tome analgésicos para aliviar a dor.
Dor surda e pressão nos dentes superiores, na altura das maçãs do rosto:
* Pode ser sinusite ou bruxismo (apertar os dentes durante o sono). Vá ao seu dentista para uma avaliação.
Dor constante na cabeça, pescoço ou ouvido:
* Às vezes, um dente com envolvimento endodôntico pode causar dores em outras partes da cabeça e pescoço, mas outros problemas médicos também podem ser responsáveis. Veja o seu endodontista para uma avaliação. Caso o problema não seja de origem endodôntica, você será encaminhado a um especialista.
Muito legal, é sempre bom alertar a necessidade períodica da visita aos dentistas, evita surpresas e da úmmm alívioooo...
ResponderExcluirParabéns Débora e Ramiro pelo blog!!!