Imunização é oferecida gratuitamente para idosos, gestantes, crianças menores de dois anos, indígenas e trabalhadores da saúde.
A Campanha de Vacinação contra Gripe foi prorrogada até o sexta-feira (01) em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Sáude, a ampliação do prazo, que terminava na sexta-feira (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.
A imunização é oferecida gratuitamente para idosos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade, gestantes em qualquer fase da gravidez, indígenas e trabalhadores da área da saúde.
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também visa proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.
“Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.
As crianças paulistas entre seis meses de idade e menores de dois anos deverão tomar duas doses da vacina contra a gripe. A segunda dose deverá ser aplicada um mês após a primeira. A medida vale para crianças que estiverem participando pela primeira vez da campanha de imunização, neste ano. Crianças que já foram levadas aos postos de saúde na campanha de 2011 só precisarão receber uma dose neste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário