domingo, 25 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL


Um Natal repleto de saúde, paz e realizações, são os votos do BLOG SORRISO PARA TODOS!!!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O que é QUEILITE ACTÍNICA?





Queilite actínica é a combinação de sol em excesso e lábios desprotegidos!

Ocorre uma alteração nos lábios, em decorrência da exposição crônica aos raios solares ultravioleta. É comum em indivíduos de pele clara, geralmente com idade acima dos 40 anos, que tem atividades de lazer ou trabalho ao ar livre, geralmente acometendo em grande número agricultores, principalmente na região sul do país. Seu curso clínico é muito lento, e muitas vezes as pessoas nem se dão conta de seu aparecimento. O menor fator de prevalência entre os negros dá-se em conta de que possuem mais melanina, e acredita-se que a mesma age como uma espécie de protetor, e a menor frequência em mulheres é pelo fato do uso de batom.


Como prevenir?

Muitas vezes quando vamos á praia, à piscina, passamos protetor solar no corpo, usamos óculos escuros, porém esquecemos de nossos lábios. Assim como toda a pele de nosso corpo, devemos passar protetor também nos lábios, e outra forma importante de proteção é um chapéu de aba grande, este bastante recomendado aos agricultores, pois eles relatam a dificuldade de adquirir e usar o protetor labial, porém hoje são inúmeras as marcas e modelos de protetores labiais, e em qualquer farmácia ou loja do genero se encontra. e são todos de fácil aplicação, sem maiores dificuldades.



Como são essas lesões?

Inicialmente, a superfície do lábio ficará lisa, com áreas esbranquiçadas, por vezes ulceradas. Se não tratada a lesão vai evoluindo, formando áreas mais espessas e esbranquiçadas. Se mesmo assim o paciente continuar a se expor cronicamente aos raios solares, surgirão ulcerações podendo durar por meses. Um sinal clinico clássicó é a perda da vizualização do limite entre o vermelhão e a porção cutânea do lábio. Quando os bordos das ulceras apresentam-se endurecidos pode ser um sinal de transformação maligna da lesão.



Qual é o tratamento?

O tratamento será dado pelo cirurgião dentista, qualquer alteração ou dúvida procure o seu dentista, ele vai analisar o caso e estipular o tratamento ideal para o seu caso. Em casos iniciais o paciente é aconselhado a largar os hábitos que o levam à exposição aos raios solares, e se for a sua profissão, deve se proteger de maneira correta e muitas vezes fazer o uso de pomadas e cremes para acalmar essas queimaduras e hidratar esta pele. Em casos mais "adiantados" da lesão pode-se realizar até uma cirurgia para a remoção da lesão, e sempre lembrando este paciente a se expor o menos possível ao sol e sempre se proteger.



QUANTO MAIS PRECOCE ESSAS LESÕES FOREM TRATADAS, MELHOR SERÁ A CHANCE DE SUCESSO NO TRATAMENTO.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O que fazer em caso de dor de dente ?






Quando um dente dói, é sinal de que algo não está bem. Às vezes, pode ser um problema de fácil solução, como uma pequena cárie ou um leve trauma. Outras vezes, pode ser algo que inspire maiores cuidados, como uma polpa inflamada ou um abscesso. Quem está apto a responder com exatidão qual o problema e aliviá-lo é o seu dentista.



Sensibilidade momentânea ao calor ou frio:
* Caso o desconforto à comidas quentes ou frias seja apenas momentâneo, não há com o que se preocupar. O problema pode ser causado por uma restauração insatisfatória ou uma pequena recessão gengival expondo uma porção da raiz do dente. Tente usar cremes dentais especialmente formulados para dentes sensíveis, escovando os dentes em movimentos de baixo para cima e vice-versa. Caso o problema persista, procure um dentista.


Sensibilidade ao frio ou calor após um tratamento odontológico:
* Um tratamento dental pode deixar a polpa ligeiramente sensível, causando desconforto por alguns dias. Espere por até 6 semanas. Se a dor continuar ou piorar, procure seu dentista.


Dor aguda quando morde:
* Há várias causas para este problema: cárie, restauração insatisfatória ou uma rachadura no dente. Pode haver dano à polpa. Vá ao dentista para uma avaliação. Caso o problema seja no tecido pulpar, seu dentista pode enviá-lo a um endodontista para um tratamento de canal.


Dor contínua após ingestão de alimentos quentes ou frios:
* Isto indica lesão pulpar por cárie severa ou trauma físico. Vá a um endodontista para efetuar tratamento de canal.


Dor constante e severa, gengivas inflamadas e sensibilidade ao toque:
* Pode ter havido a formação de um abscesso, ocasionando a infecção do osso ao redor do dente em questão. Vá a um endodontista para efetuar tratamento de canal. Tome analgésicos para aliviar a dor.


Dor surda e pressão nos dentes superiores, na altura das maçãs do rosto:
* Pode ser sinusite ou bruxismo (apertar os dentes durante o sono). Vá ao seu dentista para uma avaliação.


Dor constante na cabeça, pescoço ou ouvido:
* Às vezes, um dente com envolvimento endodôntico pode causar dores em outras partes da cabeça e pescoço, mas outros problemas médicos também podem ser responsáveis. Veja o seu endodontista para uma avaliação. Caso o problema não seja de origem endodôntica, você será encaminhado a um especialista.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O QUE SÃO DENTADURAS?

PRÓTESES



PRÓTESE TOTAL                                                              PRÓTESE PARCIAL 



O que são Próteses?
Próteses são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.
Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento.


Como funcionam as próteses?
No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.


Quanto tempo poderá levar para eu me acostumar com minha prótese?
Novas próteses podem parecer estranhas e desconfortáveis durante as primeiras semanas ou até meses. Alimentar-se e falar com a prótese pode exigir um pouco de prática. É comum ter-se a sensação dos dentes salientes ou soltos, enquanto os músculos de suas bochechas e língua se habituam a segurar a prótese no lugar. O fluxo excessivo de saliva, a sensação de que a língua não tem lugar certo para ficar e uma pequena irritação ou ulceração não são incomuns. No caso de irritação, consulte seu dentista.


Qual a durabilidade das próteses?
Durante um certo período de tempo, sua prótese precisará ser reajustada, refeita ou recolocada devido ao desgaste normal. Recolocar significa fazer uma nova base, mantendo os dentes existentes na prótese. Também, com o passar do tempo, sua boca muda naturalmente. Estas mudanças fazem com que sua prótese fique solta, dificultando a mastigação e irritando a gengiva. Você deve consultar seu dentista, no mínimo uma vez ao ano, para uma avaliação.



Estas são algumas dicas para cuidar de sua prótese:


Quando manusear sua prótese, coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água. As próteses são delicadas, e podem se quebrar se sofrerem uma queda.

Não deixe sua prótese secar. Coloque-a em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não a estiver usando. Nunca use água quente, pois esta pode deformá-la.
Escove sua prótese diariamente para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana, e evitar que fique manchada. Um limpador ultra-sônico pode ser utilizado para cuidar de sua prótese, mas ele não substitui uma escovação cuidadosa diária.

Escove suas gengivas, língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese. Isto estimula a circulação em seus tecidos e ajuda a remover a placa.



Visite seu dentista se sua prótese quebrar, lascar, rachar ou ficar solta. Não fique tentado a ajustá-la sozinho - isto poderá danificá-la ainda mais.


Fonte: Colgate

domingo, 27 de novembro de 2011

Infecções secundárias pelo vírus do Herpes simples: Herpes recorrente


Infecções secundárias pelo vírus do Herpes simples: Herpes recorrente

Características:
·         Múltiplas úlceras dolorosas da boca, precedidas de  vesículas;
·         Sintomas prodrômicos (antes do aparecimento da herps):  prurido (coceira), ardência ou dor;
·         Mais comum no lábio, no palato e na gengiva inserida;
·         Geralmente em jovens/adultos;
·         “Panarício herpético” – quando à volta das unhas
Causa:
·         Reativação do Vírus do herpes simples
·         Precipitada pelo stress, luz solar, frio, baixa de resistência, imunodeficiência
Importância:
·         Cicatriza em duas semanas sem deixar marca;
·         Lesões contagiosas durante a fase vesicular;

terça-feira, 25 de outubro de 2011

25 de outubro dia do Cirurgião - Dentista


A melhor forma de agradecer é sorrindo!!!

Limpador de Língua

Os raspadores de língua, ou limpadores linguais, são equipamentos auxiliares na remoção mecânica da saburra. Os limpadores removem as bactérias residentes na superfície da língua.



Existem diversos modelos e cores. Não existe um que seja de escolha unânime. Entretanto, o ideal é que o modelo escolhido atenda às seguintes premissas:
* que a borda removedora de saburra não seja amolada para não machucar a língua;
* que tenha uma boa adequação de uso para o dia-a-dia.



O raspador de língua funciona no sentido de trás para frente, ou seja, coloque a língua pra fora o máximo possível e arraste o raspador do fundo da boca até a ponta da língua. Faça isso repetidas vezes, lavando o raspador em água corrente.
O que você estará raspando é a chamada saburra lingual que consiste em restos de células mortas e microorganismos que podem causar doenças bucais.

Se você não tiver o raspador de língua utilize a sua própria escova dental para limpar a língua, fazendo o movimento de vai e vem, embora o raspador de língua como o próprio nome diz, seja mais apropriado.

A limpeza da língua pode ser feita com a escova dental da seguinte forma:
  1. coloque a língua para fora o máximo que puder (tente visualizar áreas esbranquiçadas, que são os resíduos)
  2. coloque a escova na parte mais posterior possível da língua (sobre as áreas esbranquiçadas) , pressione a escova contra a língua e puxe-a vagarosamente para frente.
  3. repita esta operação até todos os detritos terem sido removidos e depois enxágüe a boca. Esta operação pode ser feita durante a escovação dos dentes.

Este procedimento pode ser difícil para pessoas que tem reflexo de restrição, ou seja, sentem náusea quando um objeto é colocado na língua; no entanto a pessoa acostuma-se com o tempo.

Repetindo a escovação da língua todos os dias, teremos uma boca mais limpa, saudável e um hálito mais puro.

As escovas que vem com limpador de língua não são tão eficazes quanto o próprio limpador!!!!!!

Qualquer dúvida consulte o seu cirurgião dentista.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Escovação da Língua

Geralmente, as pessoas limpam os dentes e a gengiva, mas esquecem de limpar a língua!
 
Limpar a língua é tão importante quanto usar a escova e o fio dental. Muitas vezes, a halitose está relacionada à saburra lingual que é uma massa, uma película sobre a língua formada de bactérias, restos de alimento, saliva e células de descamação da cavidade oral. Durante as refeições, resíduos dos alimentos ingeridos depositam-se na parte dorsal da língua, resultando em uma camada branca acinzentada que é a saburra lingual.
Se estes restos forem deixados sobre o dorso lingual eles irão produzir, devido à degeneração dos mesmos, substâncias responsáveis pelo “mau hálito”. A explicação é que a saburra lingual leva à fermentação dos alimentos, liberando gases à base de enxofre, por exemplo, e ocasionando o mau cheiro.

Uma língua limpa vai manter a boca mais livre de bactérias por mais tempo e melhorar consideravelmente a degustação.


Existe no mercado utensílios especiais para limpar a língua, chamado limpador ou raspador de língua. O mesmo não causa tanta ânsia de vômito como a escova de dentes ao ser passado sobre o dorso lingual.
=>Não perca a próxima postagem, que irá falar sobre os limpadores linguais!

sábado, 8 de outubro de 2011

BEIJO!!!






Beijar na boca pode parecer para muitos um habito inofensivo... mas trás o perigo da transmissão de várias doenças, desde as mais simples e inofensivas até as mais perigosas como as sexualmente transmissíveis.
Saiba que cerca de dois bilhões de bactérias habitam uma única gota de saliva. A gengivite, por exemplo, é uma infecção bacteriana que teve sua incidência aumentada nos últimos anos. De acordo com um estudo publicado em fevereiro de 2006 no British Medical Journal, beijar na boca de várias pessoas aumenta em quatro vezes o risco de adolescentes contraírem meningite, uma infecção cerebral potencialmente fatal. Já a bactéria causadora da temida cárie dental, streptococcus mutans, também pode ser transmitida pelo beijo na boca.
Além das bactérias, o beijo também pode transmitir vírus causadores de doenças. Uma dessas doenças, a mononucleose, causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV) recebeu o nome popular de "doença do beijo" .  Por outro lado não há estudos científicos suficientes que comprovem a transmissão do vírus HIV, da Aids, por via oral, a contaminação do vírus pela boca é extremamente difícil e ainda não foi comprovado.
Como a  abstinência é inviável , recomenda-se evitar ao máximo  beijar muitas pessoas em pouco tempo .
Excluem-se destas recomendações aquelas pessoas que apresentam alguma ferida na boca. Para estas a abstinência é imperativa, já que Inflamações como aftas e gengivite, sensibilizam a mucosa e facilitam a entrada dos micróbios. 
As principais doenças que podem ser transmitidas por beijo são:
  • Hepatite: há risco de transmissão do tipo B da doença, caso haja lesões e feridas na mucosa bucal.
  • Herpes: o vírus pode ser transmitido mais facilmente na fase aguda, quando está em plena atividade e deixa o lábio cheio de pequenas bolhas. A herpes tipo 1 é caracterizada como labial e a tipo 2 como genital, mas com a prática do sexo oral, o vírus do tipo 1 pode causar a genital e vice-versa.
  • Candidíase: também conhecido como sapinho, caracteriza-se por áreas brancas na mucosa que, quando raspadas, deixam a região vermelha e sangrante.
  • Gonorréia: apresenta vermelhidão, ardência e prurido na mucosa. Raramente faz feridas .
  • Mononucleose: popularmente chamada de doença do beijo, é altamente infectante pois precisa apenas do contato direto da mucosa com a saliva contaminada para ser transmitido.
    A doença do beijo é caracterizada por mal-estar, febre, dor de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço, apresenta pequenas manchas vermelhas no céu-da-boca. Estes sinais costumam aparecer após um mês do contágio.
    Como se trata de um vírus, é importante que o indivíduo, alimente-se e durma bem, consuma complementos vitamínicos e outros.
  • Sífilis: ela causa uma ferida indolor no lábio ou na língua e ínguas no pescoço.
  • Tuberculose: A tuberculose é uma doença infecciosa, cujo agente etiológico é uma micobactéria denominada Mycobacterium tuberculosis.
    As regiões atingidas pela tuberculose oral envolvem, usualmente, a língua, mandíbula, maxila, lábios, processos alveolares, gengiva e mucosa jugal, podendo também atingir a região da faringe, amígdalas e cavidade nasal.
Curiosidades
  • Um beijo apaixonado pode significar a aplicação de uma pressão de 12 Kg sobre os lábios.
  • Uma pessoa troca em média, 24 mil beijos ao longo de toda a sua vida, desde os maternais até os apaixonados.
  • Quando beijam, 97% das mulheres fecham os olhos. Apenas 30% dos homens fazem o mesmo.
  • Para beijar o ser humano movimenta 29 músculos (12 do lábio e 17 da língua).
  • Em cada beijo os apaixonados trocam 9 mg de água, 0,7g de albumina, 0,18 g de substâncias orgânicas, 0711 mg de gorduras e 0,45mg de sais.
  • 250 virus e bactérias diferentes podem ser repassados no beijo.
  • Quando se beija alguém, resíduos de sua saliva permanecem em sua boca por três dias.

DICA:
ANTES DE BEIJAR ALGUÉM OLHE SE NÃO TEM NENHUMA FERIDA... E... PERGUNTE QUANTAS VEZES ESSA PESSOA ESCOVA OS DENTES POR DIA ... HEHEHEHE...

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

AS PRINCIPAIS DOENÇAS BUCAIS



CÁRIE DENTÁRIA


  • A cárie dentária se inicia quando as bactérias reagem, produzindo ácidos que podem destruir o esmalte dentário e a dentina. Com a falta de tratamento, sua evolução pode chegar à raíz do dente.


CÁLCULO DENTÁRIO

  • O cálculo dentário é resultado da placa bacteriana dentária não tratada. Ela se adere firmemente ao dente, produzindo irritação.

GENGIVITE

  • É o início da inflamação da gengiva causada pelas bactérias da placa bacteriana dentária que não foi removida

PERIODONTITE


  • Se a placa bacteriana dentária e o cálculo dentário não forem removidos, podem começar a destruir as fibras periodontais e o osso alveolar que sustentam o dente.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL DO BEBÊ




A saúde bucal deve estar inserida nas atividades de rotinas de toda a família. A saúde bucal  deve iniciar bem antes do surgimento do primeiro dentinho. Esse trabalho pode demandar um pouco de paciência dos pais no início já que a criança não está acostumada a isso. Mas, com calma, é possível tornar este momento mais agradável para a criança e prático para os pais.



  • DICAS:
- antes dos dentes surgirem, limpe a gengiva do seu bebê com uma fralda ou gaze em água filtrada, após todas as mamadas;

- a escovação deve ser feita a partir do surgimento do primeiro dentinho; 

- quando os dentinhos estão para nascer, é normal aparecer alguns sintomas como: coceira, abaulamento da gengiva com aumento da salivação, estado febril e fezes mais líquidas. Quando isso acontecer, ofereça alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva;

-  não é fácil, mas evite mamadeira, chupeta e sucção do dedo, isso causa um desequilíbrio das arcadas dentárias e a má posição dos dentes;

- os dentinhos devem ser escovados três vezes por dia, com um creme especial para crianças, sem flúor. O flúor não é indicado para bebês, pois como eles costumam engolir o creme dental, o flúor também acaba sendo ingerido, o que pode dar origem a problemas como a fluorose;

- o fio dental é importante desde cedo para remover a placa que se aloja entre os dentes; mas sempre com muito cuidado.

- adote uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

COMO UTILIZAR O FIO DENTAL?

 
Quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como, por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. O uso diário do fio dental é altamente recomendável uma vezque a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais.
Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte:
  • Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
  • Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Fonte: Colgate

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cárie


A cárie é uma deterioração do dente e é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que se come, como se cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.
A carie pode ser evitada escovando os dentes regularmente, utilizando o fio dental diariamente, fazendo avaliações regulares ao dentista, uma dieta balanceada e com pouco açúcar e amido.